Previsão aponta início de grande volume de chuva com riscos no Vale e região nesta quinta-feira (3)
03/04/2025
(Foto: Reprodução) Inmet, Cemaden e Defesa Civil de SP emitiram alertas para riscos de chuvas intensas, com deslizamentos de terra e alagamentos em toda a região, especialmente no Litoral Norte. Cemaden alerta para chuva forte e deslizamentos na região
A previsão de grande volume de chuvas, com risco de deslizamentos de terra e alagamentos, na região do Vale do Paraíba, passa a valer a partir desta quinta-feira (3) e segue até o fim de semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A situação preocupa e fez o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de São Paulo emitirem alertas para riscos provocados pelos temporais previstos para a região.
O alerta do Inmet prevê chuvas intensas para toda a região, com ventos de até 100 quilômetros por hora e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Chuva no Vale do Paraíba
Léo Nicolini/g1
O Cemaden também colocou a região na zona de risco para deslizamentos de terra e alagamentos. O alerta é moderado - o menor na escala de risco - mas a situação pode piorar com o avanço de uma frente fria, que está prevista para chegar na sexta-feira (4).
“A gente espera volumes de chuva entre 20 e 80 milímetros no Vale do Paraíba. Para se ter uma ideia, a média para abril é em torno de 80 milímetros, então (a partir de hoje) pode chover o que normalmente chove no mês inteiro. Em apenas dois ou três dias”, afirma o meteorologista Giovanni Dolif, do Cemaden.
Nuvens de chuva em Taubaté
Foto: Victor Consoli
De acordo com ele, a chuva pode chegar a 100 milímetros nas cidades da Serra da Mantiqueira. A situação mais preocupante, porém, está no Litoral Norte, onde o acumulado de chuva pode passar dos 200 milímetros até domingo (6).
“Os maiores volumes vão acontecer no litoral, onde ventos mais fortes vão soprar do mar em direção à Serra do Mar, e ela funciona como uma barreira para a umidade. Ela favorece a formação de nuvens e, por isso, maiores volumes de chuva.”
“A média de abril já é bem maior para o litoral, é de 230 milímetros por mês. E a previsão é que a gente possa ter em alguns pontos até mais que 230 milímetros em três dias. Portanto a situação é de bastante atenção”, diz Dolif.
Por conta da previsão, a Defesa Civil de São Paulo montou um gabinete de crise para atuar nas possíveis ocorrências que serão registradas nos próximos dias.
Chuva forte e raios em Ubatuba
Francisco Trevisan
Orientações
“A primeira coisa é entrar em contato com a Defesa Civil para saber se você mora em uma área de risco. Se mora, precisa saber o que fazer, para onde ir. Esse plano tem que estar todo preparado antes de começar a chover”, afirma Giovanni Dolif.
Previsão aponta início de grande volume de chuvas com riscos no Vale e região
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com ele, as pessoas que não moram em áreas de risco mas planejam viajar pela região no fim de semana também deve ficar atentas.
“Para as pessoas que não moram em áreas de risco, mas vão viajar pela região, é preciso atenção principalmente nas áreas de serra, como a serra do litoral e a Serra da Mantiqueira. Com esses volumes de chuva, não é raro ter quedas de barreiras, enxurradas, aquela lama que escorre para a pista, pedras que rolam.”
“Alagamentos no litoral também. A maré vai estar mais alta no final de semana, então alguns lugares podem ter alagamento. Então tem que ter muito cuidado, tanto que está em área de risco, quanto quem vai circular pela região”, conclui o meteorologista.
O que provoca a mudança no tempo?
A mudança no tempo na região é provocada pela combinação de pelo menos três fatores meteorológicos.
O primeiro é um cavado - correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade -, que começa a atuar nesta quinta-feira (3), quando a chuva mais generalizada tem início.
Em seguida, na sexta-feira (4), está prevista a chegada de uma frente fria forte, que vem da Argentina e promete derrubar as temperaturas.
Imagem de arquivo
Claudia Assencio/g1
A combinação desses dois fatores, somados ainda ao fato das temperaturas altas que têm sido registradas na região no início da semana, devem provocar temporais preocupantes.
Queda brusca nas temperaturas
Além de causar chuva, essa frente fria deve provocar o primeiro frio do ano, com queda brusca nas temperaturas nos próximos dias.
Duas das principais cidades do Vale do Paraíba, Taubaté e São José devem ver as temperaturas máximas caírem mais de 10ºC entre quinta-feira e sábado (5) - de 33ºC para 20ºC, segundo o Inmet.
Veja as previsão:
São José dos Campos
Quinta-feira (3): 17°C / 32°C
Sexta-feira (4): 16°C / 28°C
Sábado (5): 13°C / 20°C
Domingo (6): 13°C / 22°C
Taubaté
Quinta-feira (3): 19°C / 33°C
Sexta-feira (4): 17°C / 28°C
Sábado (5): 16°C / 21°C
Domingo (6): 13°C / 23°C
Caraguatatuba
Quinta-feira (3): 21°C / 37°C
Sexta-feira (4): 18°C / 29°C
Sábado (5): 16°C / 23°C
Domingo (6): 16°C / 24°C
Ubatuba
Quinta-feira (3): 19°C / 34°C
Sexta-feira (4): 17°C / 28°C
Sábado (5): 14°C / 25°C
Domingo (6): 13°C / 23°C
Campos do Jordão
Quinta-feira (3): 15°C / 24°C
Sexta-feira (4): 14°C / 21°C
Sábado (5): 11°C / 16°C
Domingo (6): 9°C / 15°C
Atibaia
Quinta-feira (3): 19°C / 31°C
Sexta-feira (4): 18°C / 29°C
Sábado (5): 15°C / 20°C
Domingo (6): 13°C / 22°C
Bragança Paulista
Quinta-feira (3): 19°C / 31°C
Sexta-feira (4): 18°C / 30°C
Sábado (5): 16°C / 20°C
Domingo (6): 13°C / 22°C
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina