'Impacto no comércio é devastador', diz presidente da Associação Comercial após cancelamento do Guararema Cidade Natal 2024
No comunicado divulgado em uma rede social, a Prefeitura afirma que a iniciativa demanda alto investimento. Alguns comerciantes, que já tinham começado a comprar mercadorias, afirmam estar frustrados com a decisão. Comerciantes de Guararema são surpreendidos com o cancelamento do Cidade Natal 2024
Frustração. Esse é o sentimento de moradores e comerciantes de Guararema que foram surpreendidos com o anúncio do cancelamento do "Guararema Cidade Natal" de 2024. O comunicado, divulgado nas redes sociais da Prefeitura na tarde desta segunda-feira (28), preocupou os comerciantes que contavam com as vendas de fim de ano.
"O impacto no comércio é devastador. Eu poderia comparar o impacto com uma grande enchente que vem arrancando tudo do lugar e levando embora", lamenta o presidente da Associação Comercial de Guararema, Sílvio Nunes.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
No comunicado, a Prefeitura afirma que a iniciativa demanda alto investimento e, o que seria investido no evento, será direcionado para a finalização de obras na área da saúde e destinação de recursos para a Santa Casa que receberá, entre outubro e dezembro, mais de R$ 5 milhões para custeio dos serviços médicos, por meio de contrato de subvenção (leia o comunicado completo abaixo).
O presidente da Associação Comercial de Guararema, Sílvio Nunes, se reuniu com o prefeito interino de Guararema, Odvane Rodrigues, na manhã desta terça-feira (29), com o objetivo de apresentar sugestões para que tenha, pelo menos, uma decoração na cidade para atrair turistas.
"Nós fizemos uma proposta, para ser analisada, de um plano b que seria, com a Prefeitura, aproveitar o que já tem pronto de decoração e a gente tentar fazer pelo menos alguma coisa decorativa na cidade, para movimentar o comércio nesse período", explica.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Guararema, Sílvio Nunes, os comerciantes já tinham a informação - extraoficial - de que o evento aconteceria. "Nós temos evidências que a Prefeitura já tinha mandado fazer a instalação de decoração. Já estavam decorando. Com isso, houve a confiança. E aí, o empreendedor saiu para estocar porque, se ele espera até novembro, os preços sobem demais. Então, ele já colocou estoque nas lojas. Agora, isso vai ficar lá parado e vai ficar a dívida do que você investiu, né?", diz.
Inclusive, um caminhão da Prefeitura foi flagrado recolhendo a estrutura para a decoração que seria instalada nos próximos dias (veja no vídeo acima).
A personal bronze Priscila Palma diz que o evento gera renda até mesmo para aqueles que não trabalham diretamente com o comércio. "Acho que a maioria dos moradores de Guararema, mesmo trabalhando, a gente fazia um bico a mais na época do Cidade Natal. Muitos que precisam do bico, que trabalham e esperam essa renda, não vão ter esse ano, né? Todo mundo foi pego de surpresa".
No ano passado, o evento reuniu mais de 650 mil pessoas durante os mais de 30 dias que foi realizado. Durante o Cidade Natal, Guararema recebe uma decoração especial com muitas luzes em vários pontos da cidade. Ainda na programação estão shows e praça de alimentação.
O secretário de Cultura e Turismo de Guararema, Mateus Sartori, explicou que, nos últimos três anos, foram feitos muitos investimentos na área de infraestrutura para a população de Guararema. "Postos de saúde, hospital municipal, escolas, sistemas viários... E aí, esse recurso que está canalizado agora, foi - esse ano - para algumas coisas que já foram entregues e outras coisas que serão entregues até o meio do ano que vem. Então, o recurso da cidade foi totalmente canalizado para infraestrutura para atender ao morador da cidade".
"A decoração de Natal é uma das ações importantes, mas tem toda uma infraestrutura necessária para receber o turista que vem de fora. Essa é uma parte muito cara e esse é o recurso que a gente está definindo que vamos focar e destinar para as áreas de infraestrutura do município", afirma.
A Prefeitura de Guararema informou que parte da decoração começou a ser montada, com a instalação de postes de sustentação para enfeites. Porém com a decisão da não realização do evento "Guararema Cidade Natal", as instalações foram interrompidas, e na sequência foi iniciado o trabalho de desmontagem das poucas estruturas ora instaladas.
A administração informou ainda que os comerciantes começaram a ser informados oficialmente sobre o cancelamento depois da publicação do comunicado oficial nas redes sociais na segunda-feira (28). Sobre as garrafas pet arrecadadas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema, a Prefeitura afirmou que elas serão armazenadas em local seguro para uso futuro.
“O Guararema Cidade Natal não tem relação com a Cooperativa Guararecicla, e sim com a Oficina de Natal, que continuará funcionando normalmente conforme o contrato vigente, que prevê trabalhadores – em quantidade que altera de acordo com o mês - no local o ano todo. Com a não realização do evento, a força de trabalho será aplicada em finalização de enfeites, já pensando na próxima edição do Guararema Cidade Natal.”
Veja o comunicado da Prefeitura de Guararema na íntegra
"A Prefeitura de Guararema informa que neste ano, o evento “Guararema Cidade Natal” não será realizado.
A iniciativa demanda alto investimento que no devido momento será direcionado às ações prioritárias que já estão em andamento no município, como a finalização de obras na área da Saúde e destinação de recursos à Santa Casa de Misericórdia de Guararema, que receberá, entre outubro e dezembro, mais de R$ 5 milhões para custeio dos serviços médicos, por meio do contrato de subvenção.
A Prefeitura de Guararema reafirma o respeito com os munícipes, comerciantes e todos os setores envolvidos na realização do Guararema Cidade Natal. A prioridade sempre será o cuidado e bem-estar da população, garantindo serviços de qualidade e promovendo o constante avanço do município".
Assista a mais notícias sobre o Alto TietêFONTE: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2024/10/29/impacto-no-comercio-e-devastador-diz-presidente-da-associacao-comercial-apos-cancelamento-do-guararema-cidade-natal-2024.ghtml