Após morte de criança com fortes dores na barriga, prefeitura interdita Santa Casa de Buritama e assume o serviço
03/04/2025
(Foto: Reprodução) Decreto foi emitido na manhã desta quinta-feira (3), depois da constatação de diversas irregularidades, que envolvem a negliência médica que levou à morte de pacientes e falta de prestação de contas. Inicialmente a intervenção tem prazo de 180 dias. Após morte de criança com fortes dores na barriga, prefeitura assume a Santa Casa
A Prefeitura de Buritama (SP) assumiu a administração da Santa Casa a partir desta quinta-feira (3). O decreto municipal foi emitido após a constatação de diversas irregularidades, que envolvem a negligência médica que levou à morte de pacientes e falta de prestação de contas.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O caso mais recente envolvendo o hospital é de uma criança, de seis anos, que foi atendida três vezes no pronto-socorro com fortes dores na barriga. Em duas consultas, a criança foi liberada. Na terceira, os médicos constataram a morte. A Polícia Civil investiga a morte.
Pietra Santos foi atendida 3x em pronto-socorro de Buritama (SP) com dores na barriga
Arquivo pessoal
A intervenção foi publicada na manhã de quinta-feira, no Diário Oficial do Município. Com a publicação, foram afastados dos cargos: o provedor, administrador, conselho diretor, conselho fiscal e conselho consultivo.
O advogado David de Brito Santos foi nomeado interventor e responde diretamente para o executivo do município, junto a uma comissão formada por mais quatro pessoas. Inicialmente a intervenção, que é considerada uma medida administrativa, tem prazo de 180 dias.
Prefeitura de Buritama (SP) assume administração da Santa Casa após Justiça determinar intervenção
Eduardo Parede/TV TEM
Mais de 20 irregularidades foram apontadas pela prefeitura, entre eles a morte de Pietra dos Santos Lopes, no domingo (30), e a morte de um paciente, em maio do ano passado, por dengue, com suspeita de erros, equívocos técnicos sucessivos, imperícia da equipe médica e negligência do hospital. Todas são investigadas.
Outros problemas envolvem a prestação de contas, o bloqueio do repasse de verbas do município e a falta de pagamento de funcionários referente a fevereiro. Segundo a administração municipal, no momento, não haverá mudança no quadro de profissionais e os atendimentos estão normalizados.
Santa Casa de Buritama (SP)
Felipe Nunes/TV TEM
A Santa Casa é o único hospital de Buritama e atende também Zacarias, Turiúba, Lourdes e Brejo Alegre (SP), somando uma população de mais de 25 mil pacientes. A parceria com essas cidades está mantida.
Por telefone, os antigos administradores disseram que estão tomando as devidas providencias e, por enquanto, não irão se manifestar.
LEIA MAIS
Paciente é transferido para região de Bauru após Justiça proibir governo de fazer internações para UTIs pediátricas da Santa Casa de Araçatuba
Prefeitura de Urânia suspende repasses à Santa Casa sob alegações de fraudes e desvios de recursos públicos
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM